sábado, 9 de outubro de 2010

Ricardo Coutinho vai abrir 1º guia eleitoral para governador da Paraíba em 2º turno

A ordem foi definida de acordo com a legislação eleitoral que prevê o início do guia, no segundo turno.

horrio_eleitoral_20100809_114239O primeiro guia eleitoral dos candidatos ao Governo do Estado nesse segundo turno das eleições 2010 será exibido na noite deste sábado, a partir das 20h00. A decisão foi tomada na última quinta-feira (07), durante sessão administrativa do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

A data e o horário obedecem ao prazo de 48 horas, exigido por lei e contados a partir da proclamação do resultado provisório do primeiro turno, que também foi anunciado pelo presidente da Corte Eleitoral paraibana, desembargador Genésio Gomes.

Nesse segundo turno, os postulantes ao Palácio da Redenção terão o tempo de 10 minutos cada para serem utilizados no guia eleitoral do Rádio e da TV. O candidato da coligação ‘Uma Nova Paraíba’, Ricardo Coutinho (PSB), é quem vai abrir a propaganda eleitoral gratuita.

Já o candidato José Maranhão (PMDB) da Coligação ‘Paraíba Unida’ será o segundo. A ordem foi definida de acordo com a legislação eleitoral que prevê o início do guia, no segundo turno, com aquele que foi o vencedor da eleição no primeiro turno.

O TRE também já divulgou o tempo para as inserções (propagandas veiculadas durante a programação local) no rádio e na TV. As coligações terão, cada, o tempo de sete minutos e trinta segundos para reforçar as propostas que tem para administrar o Estado.

PolíticaPB

Marcos Odilon e Quinto declaram apoio a RC e já preparam eventos de campanha em Santa Rita

Segundo Odilon, Ricardo tem os requisitos para fazer um bom governo, pelo que mostrou em JP.

marcos_odilon_20100225_175118O prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon, declarou na manhã deste sábado (09), seu apoio ao candidato da coligação ‘Uma Nova Paraíba’, Ricardo Coutinho (PSB) e afirmou que ele é sucessor natural ao cargo de governador do Estado, como acontece em todas as democracias. Nos próximos dias, Marcos Odilon, Ana Lúcia Ribeiro Coutinho e o deputado estadual Quinto estarão realizando uma atividade conjunta com Ricardo para oficializar o apoio da família ao socialista na cidade.

Segundo Marcos Odilon, Ricardo tem todos os requisitos para fazer um bom governo, pelo que mostrou em João Pessoa e ainda tem ao seu favor a alternância natural estabelecida pelos governos democráticos. “O atual governador está há dez anos no poder e chegou à exaustão, por isso, é natural que as urnas escolham Ricardo, que representa essa renovação pretendida pelo povo”, ressaltou ele.

No primeiro turno das eleições, Marcos Odilon apoiou o candidato à reeleição de José Maranhão (PMDB). No entanto, nesse segundo turno, o prefeito de Santa Rita rompeu com o peemedebista e pediu descompatibilização da legenda.

O prefeito do terceiro maior colégio eleitoral do Estado afirmou que, à exemplo da democracia americana, o povo paraibano deveria garantir que o poder seja sempre alternado, criando sempre um ciclo renovador e democrático.

“Esta não é uma lei e sim um hábito. É bom para democracia que o poder seja sempre alternado. Nos Estados Unidos, a maior democracia do mundo, Democratas e Republicanos alternam seus governos e isso tem sido feito de maneira saudável por muitos anos. A democracia bem aplicada depende dessa postura moderna”, completou.

Mais Adesões

Além de Marcos Odilon, somente esta semana outros 11 prefeitos que apoiavam o candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) no primeiro turno deste pleito eleitoral, declararam apoio ao projeto político de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. Os prefeitos de São Domingos do Cariri, José Ferreira (PSDB); de Bom Sucesso, Gilson Cavalcante de Oliveira (DEM); de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz (PSDB); Serra Redonda, Marcelo Andrade (PSDB); e de Lagoa, Demys Borges (PSC), foram ao evento em Campina, nesta sexta, declarar apoio a Ricardo.

No início da semana os prefeitos de Esperança, Nobinho (PTB); de Cubati, Dimas Pereira (PP); de Casserengue, Genival Bento da Silva (DEM), o Dinda; o prefeito de Caturité, José Gervázio da Cruz (DEM), o de Igaracy, Celino Farias Brasileiro (PSDB) e de Poço Dantas, no Alto Sertão paraibano, Itamar Moreira Fernandes (PMDB), também abraçaram o projeto de Ricardo Coutinho.

Da Assessoria

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais quatro prefeitos aderem a Ricardo Coutinho; já são 10 em menos de uma semana

Candidato ao Governo do Estado sai na frente na disputa pelo segundo turno e recebe vários apoios

coletiva-cg_99_20101008_200152A primeira semana depois da realização do primeiro turno das eleições serviu para realização de reuniões e anúncios de adesões rumo ao segundo turno. A Coligação “Uma Nova Paraíba” que tem como candidato ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou a adesão de dez prefeitos, além de vices-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios. Apenas nesta sexta-feira (8) o candidato do PSB recebeu a adesão de mais quatro prefeitos durante encontro realizado em Campina Grande.

Os prefeitos de Bom Sucesso, Gilson Cavalcante de Oliveira (DEM); de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz (PSDB); Serra Redonda, Marcelo Andrade (PSDB); e de Lagoa, Demys Borges (PSC), foram ao evento em Campina, nesta sexta, declarar apoio a Ricardo.

No decorrer da semana os prefeitos que no primeiro turno apoiaram o candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), e que agora estão apoiando Ricardo Coutinho são: os prefeitos de Esperança, Nobinho (PTB); o prefeito de Cubati, Dimas Pereira (PP); de Casserengue, Genival Bento da Silva (DEM), o Dinda; o prefeito de Caturité, José Gervázio da Cruz (DEM), e o prefeito de Igaracy, Celino Farias Brasileiro (PSDB) e de Poço Dantas, no Alto Sertão paraibano, Itamar Moreira Fernandes (PMDB).

Também foi anunciado o apoio a Ricardo do primeiro suplente de deputado federal do PMDB, Erasmo Lucena; do vice-prefeito do município de Arara, Gabriel de Souza Ibiapina (PMDB) e lideranças peemedebistas dos municípos de Mulungu e Sapé. Os peemedebistas estiveram reunidos com Ricardo em João Pessoa, onde foram anunciar ao socialista a decisão de romper com o candidato a reeleição do PMDB, José Maranhão, e defender a campanha de Ricardo.

Ao lado de Cássio Cunha Lima (PSDB), Ronaldo Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), Ricardo Coutinho agradeceu a cada um dos prefeitos e a todos os que foram ao local manifestar o apoio a sua candidatura. Ele destacou o carinho das pessoas e disse estar muito feliz com cada demonstração de esperança depositada no projeto que ele representa.

“O nosso governo vai ser feito de parcerias. Nós queremos fazer um governo parceiro. A era da perseguição e do atraso vai ficar para trás definitivamente. Vamos juntos, companheiros, de mãos dadas, construir uma nova Paraíba, com democracia e desenvolvimento para todos”, declarou.

PolíticaPB com Assessoria

Harrison comenta expectativa em relação ao julgamento de Cássio no TSE

Da Redação

Foto: Paraibaonline

O advogado Harrison Targino, que atua na assessoria jurídica do ex-governador Cássio Cunha Lima, comentou na tarde desta sexta-feira (08), sobre a tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do recurso onde o peessedebista pede deferimento de sua candidatura ao Senado Federal.

Em entrevista à Rádio Campina FM, Harrison disse que o recurso de CCL chegou a ser colocado em pauta na noite dessa quinta-feira, mas acabou sendo adiado em virtude do fato de o ministro Marcelo Ribeiro não se encontrar presente ao Plenário do TSE.

Além disso, os ministros substitutos do TSE, Joelson Dias e Henrique Dias, se julgaram suspeitos para participar do julgamento.

- Há um esforço do TSE no sentido de julgar todos os processos relativos à Lei Complementar 135, dentre os quais se encaixa o caso de CCL. O processo agora pode entrar na próxima semana, a depender do impasse dos outros processos que já têm pedido de vista e já estão no Plenário – comentou o advogado.

Ele destacou ainda a expectativa da defesa do tucano para este julgamento é positiva.

- Há precedentes do próprio TSE no sentido de entender que o cumprimento da pena evita a aplicação da lei nova. Portanto, a expectativa é de que a justiça eleitoral possa respeitar os mais de um milhão de votos que CCL teve com o apoio de todo o seu Estado – concluiu.

Carlos Dunga agradece votação e reitera apoio a Ricardo Coutinho

Da Redação

Foto: Paraibaonline

Em entrevista concedida a uma rádio local, na manhã desta quinta-feira (07), o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) apesar de não ter sido eleito agradeceu o número de votos obtidos no pleito.

Ele afirmou que se sente um vitorioso lembrando que enfrentou vários problemas durante a campanha.

- O partido não me deu legenda, tive apenas a compreensão do amigo Enivaldo Ribeiro, que nos proporcionou uma coligação com o seu partido – desabafou Carlos, esclarecendo que não guarda mágoa de ninguém.

O suplente ainda reiterou o seu apoio à candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado e se disse satisfeito com a vitória de Nilda Gondim para deputada federal.

Ministros se averbam suspeitos e julgamento de recurso de Cássio é adiado por falta de quórum

Os ministros substitutos Henrique Neves e Joelson Dias atuaram como advogados em processos contra Cássio

TSE_20100126_184453O julgamento do recurso ordinário onde o ex-governador, Cássio Cunha Lima (PSDB), pede o deferimento do registro da sua candidatura entrou em pauta na sessão desta quinta-feira do Tribunal Superior Eleitoral, mas acabou adiado por falta de quórum. O julgamento deverá ficar para a próxima semana.

A Corte conta no julgamento desta quinta com os ministros substitutos Henrique Neves e Joelson Dias. Como eles atuaram como advogados em processos contra Cássio isso os torna impedidos de participar do julgamento contra o tucano.

O tucano teve mais de um milhão de votos na eleição do último domingo, mas não foi declarado senador eleito porque teve o registro da sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tendo como base a Ficha Limpa.

O relator do processo é o ministro Aldir Passarinho. Antes das eleições o recurso não foi a julgamento porque os advogados de Cássio fizeram um pedido de vista que foi acatado pelo relator.

Antes disso, a coligação 'Paraíba Unida", em peça subscrita, sustentou erro na distribuição da ação e solicitou uma nova redistribuição automática. Ante a dúvida suscitada, o ministro Marco Aurélio, anteriormente escolhido para ser o relator, encaminhou o feito à Presidência para solução da questão. O recurso estava parado deste o dia 10 de setembro.

A candidatura de Cássio enfrenta três pedidos de impugnação. O primeiro impetrado pela coligação 'Paraíba Unida', o segundo por Bivar de Souza Dutra e José Andréa Magliano, e o terceiro pedido pelo Ministério Público Eleitoral.

A Procuradora Geral Eleitoral, Sandra Cureau, já deu novo parecer no recurso do ex-governador e candidato ao Senado federal, Cássio Cunha Lima (PSDB) contra decisão do TRE paraibano que cassou seu registro de candidatura. O parecer repete o seu primeiro posicionamento, ainda quando o processo estava sob a relatoria do ministro Marco Aurélio, que foi pelo desprovimento do recurso.

PolíticaPB

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JOGANDO A TOALHA: Deprimido, Maranhão se queixa de traições e confidencia a Batinga que ‘só um milagre’ salva a sua campanha

Por trás dos sorrisos que esbanja na mídia, o governador tenta esconder o espírito de um homem decepcionado e indignado com rumos de uma campanha eleitoral que parecia ser imbatível no primeiro turno e que atravessa uma séria crise interna, com troca de acusações e a "debandada" de aliados e lideranças para apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho neste segundo turno

Ajuste da letra
JOGANDO A TOALHA: Deprimido, Maranhão se queixa de traições e confidencia a Batinga que ‘só um milagre’ salva a sua campanha

Maranhão perdeu a confiança nos assessores de campanha

O governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição pela coligação “Paraíba Unida”, tenta manter na mídia uma postura de otimismo, mas aos amigos e correligionários tem se mostrado, desde o último domingo (03/10), um homem deprimido, magoado e com um espírito vingativo incomum na sua personalidade. Este quadro de indignação Maranhão deixou transparecer em conversa que manteve, nesta quarta-feira (06/10), com o deputado estadual reeleito Carlos Batinga e com a ex-prefeita de Monteiro, Lourdinha Aragão (ambos do PMDB), na Granja Santana.

Pessoas próximas do deputado informam que Batinga deixou o encontro muito abatido com o estado de espírito do governador que, entre outras confidências, lhe teria dito que “só um milagre” o salvaria neste segundo turno, diante do quadro que se configura em favor do candidato oposicionista Ricardo Coutinho (PSB), da coligação “Uma Nova Paraíba”.

Maranhão se queixou do “salto alto” de algumas lideranças expressivas do partido que, segundo ele, teriam “relaxado” na reta final do primeiro turno; acusou alguns candidatos proporcionais e até majoritários de lhe deixarem “à deriva”, priorizando projetos políticos pessoais; e fez críticas veladas à coordenação da campanha, especialmente o procurador Marcelo Weick e a jornalista Lena Guimarães, responsáveis pelas áreas jurídica e de comunicação, respectivamente; e mandou um recado para os candidatos derrotados: “se virem”!

O governador disse ainda que não aguenta mais a “romaria” de candidatos derrotados que estão fazendo fila na Granja Santana, portando recibos e anotações de contas de campanha pendentes. Conforme as fontes do PBacontece, Maranhão tem sido curto e grosso com essas lideranças. Ao prefeito de uma importante cidade do Estado, onde venceu com folga no primeiro turno, Maranhão disparou: “não tenho máquina de fazer dinheiro. Daqui pra frente, quem quiser continuar no nosso barco vai ter que ser por amor à causa e ao partido. Quem não quiser, procure o Mago e Cássio”.

Maranhão não perdoa sua assessoria por não ter sido advertido a tempo do crescimento exorbitante da candidatura de Ricardo Coutinho na reta final do primeiro turno. Na conversa com Batinga e Lourdinha Aragão ele teria sido melancólico: “me enganaram o tempo todo, dizendo que eu estava eleito no primeiro turno. Quero ver o que vão fazer agora para não deixar o barco afundar de vez”.

Ainda na conversa com as duas lideranças, o governador teria revelado que uma provável derrota no pleito deste ano significaria o fim de sua carreira política. “Ele queria encerrar sua vida pública com chave de ouro, no auge. Uma derrota para o candidato que ajudou a levar ao poder na prefeitura de João Pessoa seria humilhante para Maranhão”, confidenciou Batinga a um amigo, na noite de desta quarta-feira (06/10).

Da Redação

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A onda laranja invade a Paraíba

Ricardo Coutinho (PSB) ganhou o 1° turno e tem tudo para vencer ampliando a vantagem sobre Maranhão (PMDB) agora no 2°.

E não é difícil visualizar isso. Basta ir às ruas de qualquer cidade da Paraíba e ver o ânimo que tomou a militância Ricardo-cassista e o completo e total desAdicionar link de compartimento

ânimo estampado no rosto dos maranhistas.

Isso fruto de uma expectativa falsa criada pelas pesquisas criminosamente manipuladas que davam uma vitória folgada de Maranhão sobre Ricardo já no 1° turno. Uns falavam em 100 mil, outros 200mil, 300mil, e assim por diante. Passou-se ao eleitorado de Zé que a reeleição eram favas contadas e que nada mudaria esse quadro.

Acontece que esse tal quadro nunca existiu. A não ser nos laboratórios midiáticos do Centro Administrativo (Secom) e da Avenida Pedro II, onde os aliados de Zé criavam artimanhas para incutir nos paraibanos que o jogo já estava decidido. Aliás, tática utilizada em campanhas passadas e que, igualmente, não deram certo. Mas os marqueteiros do Zé não aprendem: acham que uma mentira dita muitas vezes vira verdade. Não vira!

Tanto é verdade que não vira, que a onda laranja, como uma tsunami de votos, inundou João Pessoa e Campina Grande e se fez sentir ainda fortemente em outros municípios, como Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, etc... .

O fato é que no imaginário popular o que agora se faz presente é: ah, se Zé já perdeu agora no 1° turno, quando dizia ter certeza de vitória, no 2° turno não tem mais jeito, Ricardo vai é dar uma lapada!” É isso que está na cabeça de todo mundo e, ao contrário das famosas pesquisas Correio-Consult, entre outras, esse imaginário tem tudo para ser confirmado na eleição do dia 31.

Primeiro, como já disse, é a questão da moral alta de um lado e o total desânimo do outro. Depois, como já começou a acontecer, é a avalanche de adesões que naturalmente pipocam em todo o Estado pro lado de Ricardo. E tem ainda o fator eleitoral de João Pessoa e Campina Grande. A maioria de Ricardo sobre Zé nestes dois maiores e mais importantes municípios da Paraíba além de acachapante, dá um recado: não é possível virar o jogo com essas duas âncoras eleitorais em favor do candidato oposicionista! Logo, como diz o adágio popular, “se você não pode vencê-lo, una-se a ele.”

E como ninguém quer votar pra perder, a tendência é a maior parte do eleitorado flutuante, que é aquele que não tem firme posição ideológica, agora votar 40 e confirmar Ricardo governador.

Trocando em miúdos, João Pessoa e Campina Grande aumentarão a já avassaladora vantagem de Ricardo sobre Zé, e o interior não tem jeito: vai alaranjar de vez.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira é jornalista e radialista profissional atuando na mídia paraibana há 28 anos tendo passagens pelas emissoras Difusora Rádio Cajazeiras, Rádio Oeste da Paraíba, Rádio Alto Piranhas (Cajazeiras), Rádio Jornal (Sousa), Rádio 100.5 (Santa Rita)e ainda Rádios 92 FM, Arapuan, Tabajaras AM e FM e Sanhauá (João Pessoa), e pelos jornais O Norte, Correio da Paraíba, O Momento e Gazeta do Alto Piranhas, onde mantém coluna política, bem assim em inúmeros portais eletrônicos de informação e notícias.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cássio: nem os adversários duvidam


Cássio:

Cássio: "O povo votou"

Os feitos do ex-governador Cássio Cunha Lima nesta eleição merecem registro até na boca dos seus adversários. Campina Grande votou contra José Maranhão numa margem que nem mesmo os oposicionistas apostavam: foram mais de 60 mil votos, uma margem semelhante a que o próprio Cássio teve em 2006 quando enfrentou Maranhão nas urnas.
Derrotado nas urnas, o senador Efraim Morais (DEM) também sentiu a força do campo magnético eleitoral de Cássio em Campina Grande. Colocou mais de 22 mil votos na frente do senador eleito Vitalzinho do Rego Filho (PMDB), um filho de Campina, irmão do prefeito.
Nessa mesma onda, José Serra, que esteve em Campina e disse ter ouvido da boca de Cássio o mais emocionante discurso da sua vida, teve mais voto de Dilma Roussef (PT).
São fatos eleitorais que serão declamados por toda a história da Paraíba, tal qual as narrativas de Homero.
Mas a epopeia eleitoral de Cássio chegou ao ápice quando o TRE divulgou, quebrando o segredo, a quantidade de votos que ele recebeu: um milhão e quatro mil votos. Foi o único a nas eleições deste ano a ultrapassar essa casa. Os votos dele dariam praticamente para eleger toda a bancada de deputados federais paraibanos eleitos.
Uma marca impressionante não apenas pela quantidade, mas pelas circunstâncias. Mais de um milhão de paraibanos foram às urnas no último domino pra votar em Cássio, apesar da impugnação do registro de sua candidatura, dos ataques dos adversários, da sanha do Correio da Paraíba, a acusação de ser ficha suja.
Cássio teve uma quantidade de votos capaz de fazer com que o Tribunal Superior Eleitoral decretasse a perda de objeto do processo sobre o registro de sua candidatura. É quase o número de assinaturas que o projeto Ficha Limpa obteve em todo Brasil.
Assim como a nova, Cássio também foi enviado ao Congresso por expressiva e indiscutível iniciativa popular.
Luís Tôrres

Campina Grande deixa Dilma e Vitalzinho em 3º lugar na disputa pela Presidência e Senado

Vital do Rêgo Filho perdeu a eleição para Cássio e Efraim em Campina

vitaledilma_20101005_173458O resultado da votação em Campina Grande surpreendeu. Para começar o filho da terra e irmão do prefeito da cidade Vital do Rêgo Filho (PMDB) perdeu a eleição local para um de seus principais adversários políticos Efraim Morais (DEM). Depois, o município elegeu, em primeiro turno, com expressiva maioria de votos o candidato Ricardo Coutinho (PSB), filho de João Pessoa. E, por último, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) conseguiram sair na frente de Dilma Rousseff (PT) que conta com o apoio do presidente Lula, preferido entre os brasileiros.

Reduto de Cássio Cunha Lima (PSDB) e de Vital do Rêgo Filho, rivais políticos filhos da cidade e que acabaram tendo a maioria dos votos na disputa pela vaga no Senado Federal, Campina Grande mostrou que, na queda de braço entre os dois, Cássio foi o mais forte, pelo menos, no primeiro turno.

Em primeiro lugar Efraim Morais, que não é filho de Campina Grande, mas formou chapa casada com o ex-governador, ganhou na cidade por uma diferença de 23.885 votos mesmo Vitalzinho contando com o apoio de seu irmão Veneziano Vital do Rêgo que é prefeito do município e teria a ajuda da máquina pública. Efraim teve 99.463 (41,98%) dos votos válidos contra 75.578 (31,90%) de Vitalzinho.

Depois, com o apoio de Cássio, Campina ajudou a eleger o pessoense Ricardo Coutinho com uma diferença de 61.373 votos sobre seu principal adversário José Maranhão. O socialista teve 130.157 (64,22%) votos dos campinenses contra apenas 68.784 (33,94%) do peemedebista.

Campina Grande também surpreendeu nessas eleições por eleger, em primeiro turno, o presidenciável José Serra que, de última hora, visitou a cidade para fazer campanha. O tucano conseguiu obter 33.386 votos a mais que Dilma Rousseff tida como a preferida entre os candidatos a presidente da República. A petista também conseguiu perder para Marina Silva. José Serra obteve 91.227 (43%) votos, Marina Silva 61.044 (28,77%) e Dilma 57.841 (26,27%).

Essas vitórias podem ser o demonstrativo de duas realidades diferentes e divergentes. A primeira é que o apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima continua tendo força já que todos os seus aliados se elegeram em Campina Grande. A outra é que Veneziano, prefeito da cidade, não deve estar agradando seus aliados já que não conseguiu eleger nem mesmo seu irmão.

Nice Almeida

PolíticaPB

O show de Cássio

Cassado, com a candidatura sub-judice e escolhido pela tropa de Maranhão para ser o alvo principal dos ataques palacianos, o ex-governador Cássio Cunha Lima confirmou nas urnas de domingo que o seu prestígio junto aos eleitores paraibanos continua em alta. Foi, sem sombra de dúvida, um dos grandes artífices – talvez o maior – desta virada impressionante promovida pelo candidato ao governo da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Enfrentando uma batalha jurídica que começou ainda em 2006, poucos meses depois de sua posse para segundo mandato, Cássio resistiu a tudo – até mesmo à tentação de renunciar à candidatura de senador, colocando em seu lugar a esposa Sílvia. Superou dificuldades partidárias ao se compor com Ricardo Coutinho e mostrou, ao final, a dimensão de sua liderança.

A ninguém mais, senão a ele e ao seu prestígio eleitoral, se pode atribuir a vitória de José Serra na cidade de Campina Grande. O tucano perdeu no Nordeste inteiro, menos em Campina. Até os adversários – e foi o que me disse um deles ontem – reconhecem a façanha.

A ninguém mais, senão a ele e ao grande número de amigos que detém na cidade, se pode atribuir a vitória do candidato Efraim Moraes, superando inclusive a votação de Vital Filho que, com merecimento, vai ser um dos representantes da Paraíba na Câmara Alta do Congresso Nacional.

A ninguém mais, senão a ele e aos seus milhares de seguidores, se pode atribuir a espetacular vitória de Ricardo Coutinho na cidade de Campina Grande, lutando contra todas as forças do governo. Governo estadual e local.

E, finalmente, a ninguém mais, senão ao próprio Cássio e à sua legião de seguidores políticos, se pode creditar a exuberante votação para o Senado, com mais de um milhão de sufrágios.

Na eleição de 2006 ele já tinha conquistado um milhão de votos. Mas disseram que foi com a ajuda da máquina do governo. O que irão dizer agora, se o resultado foi o mesmo e ele está na oposição?

Agnaldo Almeida

Agnaldo Almeida ingressou no jornalismo em 1970, como repórter do Diário da Borborema. Ele atuou ainda nos jornais Correio da Paraíba, A União, O Norte e O Momento, como redator e colunista, do semanário A Carta como chefe de redação e editor, além de secretário de Comunicação do Governo Ronaldo Cunha Lima. Hoje ele faz comentários políticos na Tv Tambaú.

Cássio assume a coordenação política de campanha e Nonato continua como coordenador geral

Já á o jornalista Nonato Bandeira continua como coordenador geral da campanha de Ricardo

cassiorindo_20100723_144311O ex-governador e senador eleito, Cássio Cunha Lima (PSDB), assumiu a coordenação política da campanha de Ricardo Coutinho (PSB), nesse segundo turno, rumo ao Governo do Estado. Cássio substitui Solon Benevides e Ramalho Leite que desempenharam a função durante o primeiro turno.

Já o jornalista Nonato Bandeira continua como coordenador geral da campanha de Ricardo Coutinho.

Na coligação “Paraíba Unida”, o governador José Maranhão decidiu substituir boa parte das pessoas que trabalharam na coordenação da sua campanha no primeiro turno. O advogado Marcelo Wieck deixou a função de coordenação geral logo após a apuração das urnas que deram a vitória ao candidato Ricardo Coutinho.

PolíticaPB

Prefeito de Casserengue rompe com Maranhão e anuncia apoio a Ricardo no segundo turno

A decisão foi tomada ontem a noite depois de uma reunião que tive com lideranças políticas da cidade e com o povo"

dinda_edit_20101005_081441O prefeito de Casserengue, Genival Bento da Silva (Dinda), anunciou na manhã desta terça-feira (5), durante entrevista a Rádio Integração do Brejo, em Bananeiras, que vai apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo da Paraíba. O prefeito, que é do DEM, tinha apoiado o governador José Maranhão (PMDB) no primeiro turno.

“A decisão foi tomada ontem a noite depois de uma reunião que tive com lideranças políticas da cidade e com o povo. Nós decidimos apoiar Ricardo porque acreditamos no seu projeto de desenvolvimento da Paraíba e estamos cansados das promessas de Maranhão”, frisou o prefeito.

Com o apoio do prefeito, Maranhão teve uma maioria no município de Casserengue de 526 votos, com uma votação total de 1.886. Já Ricardo Coutinho recebeu naquele município a votação de 1.360 eleitores. O democrata disse ainda que está sabendo que ao decorrer do dia de hoje e durante a semana outras lideranças da região também vão aderir ao projeto político de Ricardo Coutinho rumo ao Palácio da Redenção.

PolíticaPB

Ex-prefeito de São João do Cariri anuncia apoio a candidatura de Ricardo Coutinho

“Decidimos apoiar a candidatura de Ricardo porque entendemos que é a melhor opção para o nosso Estado”

ricardocoutinhoedt_20100815_094859O ex-prefeito de São João do Cariri, Zé Nilton, anunciou na manhã desta terça-feira (5) o apoio a candidatura de Ricardo Coutinho no segundo turno. Zé Nilton tinha apoiado a candidatura de Zé Maranhão (PMDB) no primeiro turno da campanha.

“Decidimos apoiar a candidatura de Ricardo porque entendemos que é a melhor opção para o nosso Estado”, frisou.

Zé Nilton é a terceira liderança que anuncia apoio ao projeto político de Ricardo Coutinho para o segundo turno. Antes do ex-prefeito, já haviam anunciado apoio os prefeitos de Esperança, Nobinho, e de Casserengue, Genival Bento.

PolíticaPB

Prefeito anuncia adesão a projeto de Ricardo Coutinho

“Pela manhã quando sai às ruas, a população esperancense fez pressão para que eu viesse apoiar Ricardo Coutinho"

Nobinho_20101004_181250O prefeito do município de Esperança, Nobson Almeida (PTB), o Nobinho, declarou apoio a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta segunda-feira (4). Ele disse que atendeu a uma solitação da população da cidade que logo pela manhã pediu para que Nobinho se aliasse a Ricardo.

“Pela manhã quando sai às ruas, a população esperancense fez pressão para que eu viesse apoiar Ricardo Coutinho. Foi um sentimento dos moradores da minha cidade que eu atendi por achar que Ricardo é o melhor candidato para nosso Estado. Aliado a isso, recebi uma ligação de Ricardo e tudo me levou a vir declarar apoio a ele”, comentou.

Nobinho disse que no início da campanha apoiava a candidatura de Ricardo e só não votou no socialista no primeiro turno porque seguiu a determinação do seu partido, o PTB. “Tenho uma ligação muito forte com o presidente do meu partido, Armando Abílio, e o mínimo que poderia fazer era acompanhá-lo nessa decisão. Mas, ninguém nunca me viu falando mal de Ricardo, porque sempre o respeitei como político e como gestor”, afirmou.

O candidato Ricardo Coutinho recebeu com muita alegria a adesão de Nobinho ao seu projeto político. Para Ricardo, além de um prefeito comprometido com o povo de Esperança, Nobinho vem se destacando como uma liderança na região do Agreste paraibano.

Assessoria

Watteau Rodrigues cobra rompimento do PC do B com Maranhão e adesão a Ricardo

“O povo já demonstrou nas urnas no 1º turno que Ricardo é a mudança que a nossa Paraíba precisa. E como eu sempre defendi, nosso partido precisa agora integralmente apoiar esse projeto”.

watteau_20100203_144107O coordenador do Procon Municipal de João Pessoa, Watteau Rodrigues, que é filiado ao PC do B há cerca de 20 anos, disse nesta manhã em entrevista ao PolíticaPB que encaminhou na noite de ontem (04) um ofício à direção do PC do B na Paraíba, solicitando uma reunião do partido, com o objetivo de discutir o apoio da sigla partidária aos postulantes ao Governo do Estado nesse segundo turno das eleições 2010.

No documento encaminhado, Watteau sugere que o PC do B paraibano retire o apoio à candidatura de José Maranhão (PMDB) e que sejam entregue todos os seus cargos junto ao Governo do Estado, a exemplo da secretária de Esporte, que foi ocupada pelo militante Cristiano Zenaide. A solicitação também consiste no pedido de engajando total da legenda partidária no projeto político do candidato socialista Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba.

“Nosso partido não pode ficar à mercê de um grupo que está prestes a ser derrotado mais uma vez nas urnas. Não podemos dar apoio a um partido onde os projetos são colocados sempre a serviço de uma só pessoa”, afirmou ele lembrando inclusive que, junto a Maranhão o PC do B não conseguiu eleger o seu candidato a deputado estadual, Simão Almeida.

Watteau enfatizou também que desde o início alertou ao PC do B que não era possível viver de aventuras políticas e que eles estavam apoiando um projeto equivocado para o Estado. “O povo já demonstrou nas urnas no primeiro turno que Ricardo Coutinho é a mudança que a nossa Paraíba precisa. E como eu sempre defendi, nosso partido precisa agora integralmente apoiar esse projeto”, reforçou ele.

Adaucélia Palitot

PolíticaPB

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Confira o número de votos obtidos pelo candidato ao Senado Cássio Cunha Lima

Da Redação

Foto: Paraibaonline

Através da assessoria jurídica do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) o Tribunal Regional Eleitoral forneceu uma certidão informando o número de votos obtidos pelo candidato ao Senado Federal.

CCL obteve 1.004.183 de votos, sendo o candidato mais bem votado na disputa para senador.

Ricardo agradece aos paraibanos vitória no 1° turno e conclama todos para mudar a Paraíba

Ricardo disse ainda que, se eleito, vai dar tratamento igual a todos os prefeitos dos 223 municípios paraibanos

Ricardo_votando_edit_20101003_234847O candidato Ricardo Coutinho (PSB) que venceu o primeiro turno das eleições na Paraíba agradeceu, durante entrevista coletiva na noite deste domingo (3), a todos os paraibanos que confiaram o voto no projeto de mudança. Segundo Ricardo, a população apenas mostrou nas urnas que cansou de conviver diariamente com a violência e a falta de saúde, educação e geração de emprego. Na ocasião, o socialista convocou todos os paraibanos a mudar a realidade da Paraíba.

“A Paraíba que existia antes já não existe mais e o povo demonstrou isso hoje. Vamos juntos unidos rumo ao segundo turno para mudar a realidade que vive hoje o nosso Estado. Ninguém aguenta mais conviver com a violência diária e acredito que o resultado das urnas demonstrou justamente isso”, frisou o candidato ao Governo da Paraíba.

Ricardo disse ainda que, se eleito, vai dar tratamento igual a todos os prefeitos dos 223 municípios paraibanos porque a sua proposta maior é desenvolver a Paraíba. “E só poderemos fazer isso com a parceria de todos os prefeitos do nosso Estado”, revelou.

Na ocasião, Ricardo agradeceu aos parceiros da Coligação "Uma Nova Paraíba", e outros políticos que não estavam na coligação, mas que estiveram sempre presentes a exemplo de Luiz Couto e Carlos Dunga. "Agradeço a todos de um modo geral e estou de coração aberto e maior ainda do que ontem para mudar a Paraíba", afirmou.

Para o segundo turno Ricardo disse ainda vai continuar apoiando a candidata do PT Dilma Rousseff. “Vou apoiar Dilma. Não se enganem que Lula sabe muito bem que o candidato do PMDB não é a melhor opção para o nosso Estado”, disse.

Ricardo também admitiu conversar com os outros candidatos que disputaram as eleições deste ano. Segundo ele, todos tem o compromisso de mudar a Paraíba e por isso vai procurar cada um deles para conversar. "Temos a mesma proposta que é melhorar a vida de todos os paraibanos", finalizou.

PolíticaPB

domingo, 3 de outubro de 2010

EM 1º: Cássio rompe a barreira do 1,3 mi de votos e supera resultado de governador em 2006

O candidato e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) mostrou que continua sendo uma das maiores forças políticas do Estado da Paraíba. O tucano foi eleito para senador com mais de 1,3 mi de votos, ultrapassando, inclusive, sua votação ao governador no pleito de 2006.

Com o expressivo desempenho, Cássio superou 1/3 seus pouco mais de 1 milhão de votos conseguidos no ultimo pleito estadual.

Apesar da alegria da vitória, Cássio ainda sofre com a possibilidade de ver mantida a cassação de seu registro de candidatura, o que tiraria dele o fruto da vitória: uma cadeira no Senado Federal.

Apesar da ainda preocupante situação, o recente deferimento de candidatura do ex-governador Jackson Lago, do Maranhão (que viveu cassação de mandato similar ao do tucano paraibano), renova as esperanças do ex-governador sair ileso dessa conjuntura.

Luis Alberto Guedes

PB Agora

Eleição na PB será decidida no 2º turno; Ricardo teve 49,74% dos votos e Zé Maranhão 49,30%

Ricardo Coutinho ficou com 942.121 votos e Maranhão com 933.754 votos

rcemaroca_20100930_152415Mesmo contrariando as pesquisas, a decisão sobre o próximo governador da Paraíba ficou para o segundo turno. Todos os institutos apontavam a vitória do candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), já no primeiro turno, mas a realidade nas urnas foi totalmente diferente. O socialista Ricardo Coutinho acabou vencendo com uma pequena diferença.

Ricardo Coutinho ficou com 942.121 votos, o que equivale a 49,74% do total. Já José Maranhão ficou em segundo lugar com 933.754 votos o que corresponde a 49,30% dos votos válidos.

Ricardo Coutinho deixou a Prefeitura de João Pessoa para se candidatar ao posto de governador. O socialista havia sido reeleito prefeito com 73,85% dos votos. A sua gestão foi marcada por obras estruturantes, mas também por várias críticas na área de saúde. Coutinho era aliado de Maranhão, mas acabou rompendo com o peemedebista, uma vez, que tinha interesse de ser candidato.

ricardocampinapovo_20100714_154601Durante a campanha, Coutinho perdeu vários aliados, que deram como justificativa para o rompimento a falta de trato político e a arrogância do socialista. O ex-prefeito se aliou a grande adversários do passado como o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM). O vice de Ricardo é o deputado federal, Rômulo Gouveia (PSDB).

A campanha do socialista teve como marca principal a realização da Caravana da Verdade. Em um ônibus todo adesivado os integrantes da coligação percorreram vários municípios paraibanos.

O candidato peemedebista tem como vice o deputado estadual, Rodrigo Soares (PT), que só ficou com o cargo após ameaça de rompimento do Partido dos Trabalhadores. Antes do petista, Maranhão tinha convidado para o posto o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), e depois o seu irmão o deputado federal, Vitalzinho (PMDB). Os dois recusaram ao convite.

maranhaocomite_editada_20100723_151323O peemedebista já possui 10 anos de governo. Ele chegou ao Executivo Estadual em 2009 após a cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB). Na reta final da campanha o peemedebista se licenciou do cargo para ficar mais livre. Maranhão decidiu por não participar dos debates com os demais candidatos e disse que não iria as atividades porque não tinha interesse no debate.

Ele foi vítima de várias críticas por parte dos seus opositores, principalmente, pela nomeação excessiva de comissionados. Para se ter idéia o Governo compromete 54,98% da sua receita corrente líquida para despesas com pessoal, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal Estabelece um limite de 49% da receita. Maranhão foi alvo durante a campanha de ações na Justiça Eleitoral acusando-o de abuso de poder político e econômico.

resultadogovernador_20101003_231048

Beth Torres

PolíticaPB