quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A onda laranja invade a Paraíba

Ricardo Coutinho (PSB) ganhou o 1° turno e tem tudo para vencer ampliando a vantagem sobre Maranhão (PMDB) agora no 2°.

E não é difícil visualizar isso. Basta ir às ruas de qualquer cidade da Paraíba e ver o ânimo que tomou a militância Ricardo-cassista e o completo e total desAdicionar link de compartimento

ânimo estampado no rosto dos maranhistas.

Isso fruto de uma expectativa falsa criada pelas pesquisas criminosamente manipuladas que davam uma vitória folgada de Maranhão sobre Ricardo já no 1° turno. Uns falavam em 100 mil, outros 200mil, 300mil, e assim por diante. Passou-se ao eleitorado de Zé que a reeleição eram favas contadas e que nada mudaria esse quadro.

Acontece que esse tal quadro nunca existiu. A não ser nos laboratórios midiáticos do Centro Administrativo (Secom) e da Avenida Pedro II, onde os aliados de Zé criavam artimanhas para incutir nos paraibanos que o jogo já estava decidido. Aliás, tática utilizada em campanhas passadas e que, igualmente, não deram certo. Mas os marqueteiros do Zé não aprendem: acham que uma mentira dita muitas vezes vira verdade. Não vira!

Tanto é verdade que não vira, que a onda laranja, como uma tsunami de votos, inundou João Pessoa e Campina Grande e se fez sentir ainda fortemente em outros municípios, como Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, etc... .

O fato é que no imaginário popular o que agora se faz presente é: ah, se Zé já perdeu agora no 1° turno, quando dizia ter certeza de vitória, no 2° turno não tem mais jeito, Ricardo vai é dar uma lapada!” É isso que está na cabeça de todo mundo e, ao contrário das famosas pesquisas Correio-Consult, entre outras, esse imaginário tem tudo para ser confirmado na eleição do dia 31.

Primeiro, como já disse, é a questão da moral alta de um lado e o total desânimo do outro. Depois, como já começou a acontecer, é a avalanche de adesões que naturalmente pipocam em todo o Estado pro lado de Ricardo. E tem ainda o fator eleitoral de João Pessoa e Campina Grande. A maioria de Ricardo sobre Zé nestes dois maiores e mais importantes municípios da Paraíba além de acachapante, dá um recado: não é possível virar o jogo com essas duas âncoras eleitorais em favor do candidato oposicionista! Logo, como diz o adágio popular, “se você não pode vencê-lo, una-se a ele.”

E como ninguém quer votar pra perder, a tendência é a maior parte do eleitorado flutuante, que é aquele que não tem firme posição ideológica, agora votar 40 e confirmar Ricardo governador.

Trocando em miúdos, João Pessoa e Campina Grande aumentarão a já avassaladora vantagem de Ricardo sobre Zé, e o interior não tem jeito: vai alaranjar de vez.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira é jornalista e radialista profissional atuando na mídia paraibana há 28 anos tendo passagens pelas emissoras Difusora Rádio Cajazeiras, Rádio Oeste da Paraíba, Rádio Alto Piranhas (Cajazeiras), Rádio Jornal (Sousa), Rádio 100.5 (Santa Rita)e ainda Rádios 92 FM, Arapuan, Tabajaras AM e FM e Sanhauá (João Pessoa), e pelos jornais O Norte, Correio da Paraíba, O Momento e Gazeta do Alto Piranhas, onde mantém coluna política, bem assim em inúmeros portais eletrônicos de informação e notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário