terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campina Grande deixa Dilma e Vitalzinho em 3º lugar na disputa pela Presidência e Senado

Vital do Rêgo Filho perdeu a eleição para Cássio e Efraim em Campina

vitaledilma_20101005_173458O resultado da votação em Campina Grande surpreendeu. Para começar o filho da terra e irmão do prefeito da cidade Vital do Rêgo Filho (PMDB) perdeu a eleição local para um de seus principais adversários políticos Efraim Morais (DEM). Depois, o município elegeu, em primeiro turno, com expressiva maioria de votos o candidato Ricardo Coutinho (PSB), filho de João Pessoa. E, por último, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) conseguiram sair na frente de Dilma Rousseff (PT) que conta com o apoio do presidente Lula, preferido entre os brasileiros.

Reduto de Cássio Cunha Lima (PSDB) e de Vital do Rêgo Filho, rivais políticos filhos da cidade e que acabaram tendo a maioria dos votos na disputa pela vaga no Senado Federal, Campina Grande mostrou que, na queda de braço entre os dois, Cássio foi o mais forte, pelo menos, no primeiro turno.

Em primeiro lugar Efraim Morais, que não é filho de Campina Grande, mas formou chapa casada com o ex-governador, ganhou na cidade por uma diferença de 23.885 votos mesmo Vitalzinho contando com o apoio de seu irmão Veneziano Vital do Rêgo que é prefeito do município e teria a ajuda da máquina pública. Efraim teve 99.463 (41,98%) dos votos válidos contra 75.578 (31,90%) de Vitalzinho.

Depois, com o apoio de Cássio, Campina ajudou a eleger o pessoense Ricardo Coutinho com uma diferença de 61.373 votos sobre seu principal adversário José Maranhão. O socialista teve 130.157 (64,22%) votos dos campinenses contra apenas 68.784 (33,94%) do peemedebista.

Campina Grande também surpreendeu nessas eleições por eleger, em primeiro turno, o presidenciável José Serra que, de última hora, visitou a cidade para fazer campanha. O tucano conseguiu obter 33.386 votos a mais que Dilma Rousseff tida como a preferida entre os candidatos a presidente da República. A petista também conseguiu perder para Marina Silva. José Serra obteve 91.227 (43%) votos, Marina Silva 61.044 (28,77%) e Dilma 57.841 (26,27%).

Essas vitórias podem ser o demonstrativo de duas realidades diferentes e divergentes. A primeira é que o apoio do ex-governador Cássio Cunha Lima continua tendo força já que todos os seus aliados se elegeram em Campina Grande. A outra é que Veneziano, prefeito da cidade, não deve estar agradando seus aliados já que não conseguiu eleger nem mesmo seu irmão.

Nice Almeida

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário