O que representa eleitoralmente para um candidato à Presidência de um país com cerca de 190 milhões de habitantes, um território com pouco mais de 3,5 milhões? Para quase 300 internautas, absolutamente nada. A triste constatação foi percebida com o resultado da última enquete lançada pelo portal PB Agora, que questionou: “Qual a razão de Lula e Dilma não virem à PB nesta campanha eleitoral?”.
Segundo 30,36% dos participantes (296 votos), o presidente e sua candidata não incluíram o Estado em sua agenda de campanha por não reconhecerem seu potencial eleitoral.
pesar do expressivo resultado, não foi essa a grande razão escolhida pelos internautas. Para 43,90% (428 votos), o motivo da negativa dos dois líderes trabalhistas seria apenas para evitar constrangimento com o PSB, partido que, apesar de não está aliado ao PT na Paraíba, está com ele em âmbito nacional, apoiando a candidatura de Dilma Rousseff.
Outro constrangimento que o presidente Lula poderia estar tentando evitar seria o do contexto histórico. Mesmo que a aproximação com o candidato peemedebista José Maranhão (com que participou do movimento da Constituinte, quando ainda eram deputados federais) justifique a aliança, vir à Paraíba para fazer campanha contra Ricardo Coutinho (ex-filiado e militante do PT desde sua fundação) não seria muito agradável.
Na sequência, mais uma opção que caracterizaria a indiferença dos petistas teve destaque na consulta. Em 3º lugar, com 10,97% dos votos (107), ficou a razão “por não achar necessária a visita”.
Estratégia
Logo atrás, um resultado um tanto quanto intrigante: apenas 8,72% (85 votos) acreditaram na posição democrática dos políticos ao decidirem não virem à Paraíba para não influenciar no pleito (ou mesmo “tirar o corpo fora” da esquentada disputa entre os dois grupos políticos).
Descrença
Outra constatação interessante foi perceber que a minoria dos internautas acredita na desculpa da falta de espaço na agenda como real motivo da ausência de Lula e Dilma em solo paraibano, justificativa tão propagada pelo presidente estadual da legenda na Paraíba, o deputado e candidato a vice-governador Rodrigo Soares.
Parece mesmo que o esforço do dirigente não surtiu efeito: apenas 6,05% (59 votos) dos internautas acreditaram na desculpa.
Luis Alberto Guedes
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário