segunda-feira, 31 de maio de 2010

Transporte aéreo de passageiros deve triplicar no Brasil em 20 anos, diz Ipea

Obstáculo para desenvolvimento do setor seria a má infraestrutura dos aeroportos

Do R7

Ricardo Lisboa/13.12.2009/AEFoto por Ricardo Lisboa/13.12.2009/AE
Pesquisa mostra que país poderia crescer mais se restrições de capacidade nos terminais de SP (Congonhas, Guarulhos e Viracopos) forem resolvidas

O transporte de passageiros no mercado brasileiro deve mais do que triplicar nos próximos 20 anos, segundo projeção do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta segunda-feira (31). O instituto alerta, entretanto, que o desenvolvimento do setor está condicionado à modernização da infraestrutura dos aeroportos, sobretudo os do Estado de São Paulo.

Para chegar à estimativa, o levantamento considera a hipótese conservadora de a economia brasileira crescer 3,5% ao ano. O Ipea afirma que “a taxa de crescimento pode ser ainda maior, se as restrições de capacidade no Terminal São Paulo – Congonhas, Guarulhos e Viracopos – forem resolvidas”. O instituto faz um alerta para a capacidade dos aeroportos brasileiros.

- [A deficiência aeroportuária] prejudica consideravelmente as operações aéreas, na medida em que aeroportos como Congonhas, Guarulhos e Brasília já atingem ou estão próximos da sua capacidade operacional máxima. Estes gargalos se tornarão ainda mais graves a partir de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário